Normas para apresentação



NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

Na submissão, o autor correspondente deverá enviar dois arquivos em word, sendo um (1) contendo o título do artigo em português e em inglês, o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), seus créditos acadêmicos e os dados da(s) instituição(ões) a que está(ão) vinculado(s). Para o autor correspondente deverá ser informado o nome por extenso da instituição, cidade, estado, país, CEP e e-mail.

O segundo arquivo deverá conter o manuscrito sem qualquer identificação dos autores e instituição de vínculo. Ver normas específicas para cada modalidade dos manuscritos.

Independentemente da modalidade do manuscrito, deverão ser seguidas as regras listadas a seguir:

Ter no máximo 8 autores (não serão aceitos artigos cujos autores sejam todos acadêmicos);

Ser redigido em língua portuguesa, contendo no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, incluindo tabelas e figuras (excluindo referências, anexos e apêndices). Conter somente nomenclaturas, abreviaturas e siglas oficiais ou consagradas pelo uso comum;

Texto — obrigatoriamente, deve-se obedecer às normas de cada modalidade, artigos científicos originais, de revisão, resumo simples, relatos de caso e relatos de experiência;

Formatação — os trabalhos devem ter como formatação página A4, margem superior e esquerda de 3cm, inferior e direita de 2cm, espaçamento 1,5, fonte Arial, tamanho 12;

Cabeçalho — título do trabalho em português e em inglês;

Resumo em português — deve expressar de forma concisa o conteúdo do trabalho, ressaltando de forma estruturada os tópicos pertinentes a cada modalidade de trabalhos;

Resumo em inglês — deve ser exatamente a tradução do resumo apresentado em português;

Palavras-chave e descritores — corresponde às palavras e expressões que identificam o conteúdo do manuscrito. É recomendada a inserção de 3 a 5 descritores separados entre si por ponto e consultados nos descritores em saúde (NBR 6028/2003). Acessar https://decs.bvsalud.org/. DeCS;

Abstract and keywords — os unitermos em inglês deverão acompanhar o Abstract, adotando o termo Keywords. Acessar https://decs.bvsalud.org/, MesSH;

Citações no texto — a Revista adota o sistema autor-data para a citação dos autores no texto. Para consultar os tipos e exemplos de citação, acesse as normas da ABNT — ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. RJ: ABNT, 2002;

Citações bibliográficas curtas (até 3 linhas) são inseridas no texto entre aspas. Citações longas (mais de 3 linhas) devem constituir parágrafos independentes, digitados em espaço simples e recuados a 4cm da margem esquerda, em fonte do mesmo tipo e de tamanho 10, sem aspas.

Referências — devem ser ordenadas pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es) e representadas conforme NBR 6023/2018. Vide ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. RJ: ABNT, 2018;

Tabelas — a identificação da tabela deve figurar na parte superior da, em algarismo arábico, precedido da palavra “Tabela”, seguida pelo título, item obrigatório, sem ponto final. Na parte inferior deve-se citar a fonte, identificando o responsável pelos dados numéricos, como também a legenda. A identificação deste(s) deve ser precedida da palavra “Fonte”. A moldura de uma tabela não deve ter traços verticais que a delimitem à esquerda e à direita, elas devem ser “abertas” em suas laterais, permitindo somente linhas horizontais na primeira e última linhas. Recomenda-se que uma tabela seja apresentada em uma única página. Os dados apresentados em tabelas não devem ser, em geral, repetidos em gráficos, muito menos no texto. As notas de rodapé das tabelas devem se restringir ao mínimo possível e serem referidas por asteriscos;

Ilustrações — fotografias, gráficos, desenhos, mapas, quadros e outros serão designados no texto como “Figuras” e devem ser enumerados sequencialmente com algarismos arábicos. Quando o número de ilustrações for considerado excessivo, o Corpo Editorial reserva-se o direito de solicitar a redução e/ou adequação;

Agradecimentos — eventuais colaboradores, técnicos e/ou órgãos financiadores poderão ser referidos neste item, que deverá ser breve, claro e objetivo, ao final do texto e antes das Referências.

Princípios éticos — para os manuscritos que envolvam seres vivos, os autores devem citar e apresentar a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Manuscritos na modalidade relato de experiência dispensam o Parecer de Ética, entretanto, no corpo do texto o(s) autor(es) deve deixar explícito que os procedimentos adotados na experiência vivenciada obedeceram aos Critérios da Ética em Pesquisa com Seres Humanos conforme Resolução nº. 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e, portanto, não ofereceu riscos à dignidade dos participantes. Ao participar não sofreremos qualquer tipo de preconceito, discriminação ou desigualdade social.

ESTRUTURA DOS MANUSCRITOS

PESQUISA ORIGINAL — COMPLETO

Incluem estudos controlados e randomizados, estudos observacionais, epidemiológicos, estudos de caso-controle, estudo de corte.

Título: em português e inglês.

Resumo: máximo de 350 caracteres com espaço. Introdução, objetivo, método, resultados, conclusão.

Palavras-chave: 3 a 5.

Keywords: 3 a 5.

Corpo do texto: introdução, método, resultados, discussão, conclusão. agradecimentos/financiamento (opcional), referências bibliográficas.

PESQUISA ORIGINAL — RESUMO — Modalidade exclusiva para trabalhos apresentados em eventos acadêmicos da Univaço

Título: em português (100 a 130 caracteres com espaço).

Estrutura do Resumo: introdução (300 a 500 caracteres com espaço), objetivo (200 a 250 caracteres com espaço), método (250 a 350 caracteres com espaço), resultados (500 a 800 caracteres com espaço), conclusão (200 a 400 caracteres com espaço).

Palavras-chave: 3 a 5.

Keywords: 3 a 5.

RELATO DE CASO — COMPLETO

Relato de caso: descrições de condições clínicas ou cirúrgicas singulares, doenças especialmente raras ou nunca descritas, assim como formas inovadoras de diagnóstico ou tratamento, com foco no caso relatado e/ou no método/ procedimento empregado.

Título: em português e inglês.

Resumo: máximo de 350 palavras. Introdução, objetivo, método, resultados, conclusão.

Palavras-chave: 3 a 5.

Keywords: 3 a 5.

Corpo do texto: introdução, método, relato do caso, discussão, conclusão, agradecimentos/ financiamento (opcional).

RELATO DE CASO — RESUMO — Modalidade exclusiva para trabalhos apresentados em eventos acadêmicos da Univaço

Título: em português (100 a130 caracteres com espaço).

Estrutura do Resumo: introdução (300 a 500 caracteres com espaço), relato de caso (500 a 1000 caracteres com espaço), conclusão (350 a 400 caracteres com espaço).

Palavras-chave: 3 a 5.

Keywords: 3 a 5.

RELATO DE EXPERIÊNCIA — COMPLETO

Relato de Experiência: descrições de experiências vivenciadas nos diferentes ambientes educacionais, como sala de aula, experiências vivenciadas em monitorias, estágios curriculares e extracurriculares e projetos extensionistas.

Título: em português e inglês.

Resumo: máximo de 350 palavras, contendo introdução, objetivo, método, relato de experiência, conclusão.

Corpo do texto: introdução, método, relato do caso, discussão, conclusão. agradecimentos/ financiamento (opcional).

Palavras-chave: 3 a 5.

Keywords: 3 a 5.

RELATO DE EXPERIÊNCIA — RESUMO — Modalidade exclusiva para trabalhos apresentados em eventos acadêmicos da Univaço

Título: em português (100 a 130 caracteres com espaço).

Estrutura do Resumo: introdução (300 a 500 caracteres com espaço).

Relato de Caso: 500 a 1000 caracteres com espaço.

Conclusão: 350 a 400 caracteres com espaço.

Palavras-chave: 3 a 5.

Keywords: 3 a 5.

REVISÃO DE LITERATURA

Revisão de literatura: avaliações críticas e ordenadas da literatura em relação a certo tema de relevância para as Ciências da Saúde, respeitando-se a temática abordada e o recorte temporal que permitam a reflexão sobre o progresso científico do tema/assunto estudado.

Profissionais de reconhecida experiência poderão ser convidados a escrever revisões ou atualizações. Contudo, autores que julgarem poder contribuir com análises/estudos sobre temas específicos poderão encaminhar seus manuscritos para análise editorial.

Título: em português e inglês.

Resumo: máximo de 350 palavras. Introdução, objetivo, método, desenvolvimento, conclusão.

Palavras-chave: 3 a 5.

Keywords: 3 a 5.

Corpo do texto: introdução, objetivo, método, desenvolvimento, conclusão, agradecimentos/ financiamento (opcional).